Princípios – TVAD Tratamento Vibracional a Distância

Aula de TVAD
Aula de TVAD

Aula de TVAD

TVAD – Tratamento Vibracional a Distância

Princípios

Estamos realizando no Núcleo Mata Verde o primeiro curso de TVAD – Tratamento Vibracional a Distância.

TVAD é uma nova técnica desenvolvida no Núcleo Mata Verde e tem como fundamento a doutrina dos Sete Reinos Sagrados.

Ação Energética

A doutrina dos Sete Reinos Sagrados é a base de todas as atividades desenvolvidas no Núcleo Mata Verde, sejam energéticas, espirituais e ritualísticas.

No caso específico do TVAD estaremos estudando a AÇÃO ENERGÉTICA das sete vibrações primordiais, na saúde das pessoas.

Para que possamos entender este mecanismo, vamos fazer um rápido estudo dos fundamentos da doutrina umbandista dos Sete Reinos Sagrados.

Deus

Tem como ponto principal a existência de um único Deus criador, de onde emana toda a vida, a inteligência e a energia universal.

Matéria e Espírito

Aceitamos a existência de duas realidades que os africanos denominavam de Orun e Aiye.
Numa linguagem umbandista, podemos denominar de universo espiritual e universo material, ou se preferirem o mundo físico e o extra-físico.

No universo físico, ou mundo material, temos a matéria e a energia.

No universo extra-físico, ou mundo espiritual, temos a informação, as emoções  e o espírito.
É o espírito a fonte da inteligência e das emoções;  é do espírito que flui toda informação existente no universo.
Em nossos estudos espírito e energia são elementos diferentes, energia não se transforma em espírito da mesma forma espírito não se transforma em energia.

Energia e Informação

Embora energia e informação sejam diferentes em sua natureza, e uma não se transforme na outra, toda realidade conhecida pelo Homem tem uma componente energética e outra de informação.

Energia organizada
Dizemos que a realidade conhecida por nós é feita de energia organizada, ou seja, é a ação do espírito sobre a matéria (energia).
Tudo aquilo que existe no universo conhecido e estudado pela ciência tradicional, tem uma ação espiritual que dá as formas, características e qualidades.

Tudo aquilo que identificamos pelos órgãos do sentido (que pertencem ao corpo físico) tem uma componente energética (matéria) e uma componente espiritual (informação) que lhe fornece as qualidades e características conhecidas por nós.

Exemplos

Podemos dar alguns exemplos:

A roupa que você utiliza. É energia, mas tem características, formas, cores e finalidades que foram dadas por alguma pessoa, ou seja, um espírito “criou”, modelou a energia para uma determinada finalidade.

Repare nos objetos de uso comum, que se encontram em sua residência. Uma TV, um microcomputador, uma caneta, uma cadeira, seu automóvel, sua casa etc…

Tudo é energia, mas cada objeto tem uma finalidade, ou seja, tem uma componente que lhe dá as características desejadas pelo espírito humano.

 

foto7

Campo Estrutural

Esta ação da inteligência (espírito) sobre a matéria se dá através do Campo Estrutural.

O Campo Estrutural é um conceito muito importante na doutrina dos Sete Reinos Sagrados; é a base de muitos fenômenos que existem dentro de um Terreiro de Umbanda, em nossa vida e na espiritualidade.
No Núcleo Mata Verde estudamos muito o Campo Estrutural, pois entre outras coisas é a base da magia mental aplicada no Núcleo Mata Verde.

É o Campo Estrutural o elo entre a energia (matéria) e a força dos Orixás.

Perispírito

É o Campo Estrutural o molde que dá forma ao corpo humano e que os espíritas chamam de Perispírito; neste caso particular o Perispírito, é um Campo Estrutural alimentado pelo seu espírito.

Regiões Espirituais

O Campo Estrutural gerado e alimentado pelos espíritos doentes e dementes  criam na espiritualidade as regiões negativas, conhecidas como trevas.
O Umbral é uma criação involuntária destes espíritos.
Neste caso especifico, existem infinitas regiões na espiritualidade, e são obras dos próprias consciências doentes e rancorosas, que se encontram apegadas ainda a matéria.
Vale chamar a atenção neste caso, que estes campos estruturais, foram criados pelas próprias almas doentes; e por afinidade outros espíritos vieram reforçar estas estruturas e desta forma muitas regiões foram se formando na espiritualidade.
São os conhecidos vales dos suicidas e outras regiões negativas que a literatura espírita normalmente nos apresenta através dos romances.
Aqui é importante frisar que estas regiões não foram criadas por Deus para abrigarem estes espíritos perturbados; estas regiões trevosas foram geradas e são mantidas pelos próprios espíritos doentes.

Novos horizontes

Neste caso particular a doutrina dos Sete Reinos Sagrados, através do estudo dos Campos Estruturais nos abre um leque muito grande de conhecimentos.

Mas é importante dizer que não são somente as regiões negativas que foram geradas e mantidas pelos espíritos.
Todas as diversas regiões espirituais, conhecidas e apresentadas na literatura espírita, são criações dos espíritos.

Colônias Espirituais

Aqui estamos nos referindo as colônias espirituais, aos hospitais espirituais, aos Céus das várias religiões existentes; todas são realidades criadas e mantidas pelos espíritos.
São Campos Estruturais que foram gerados e mantidos por espíritos bem intencionados, espíritos fortes, elevados,iluminados.

Aruanda

Não podemos nos esquecer de ARUANDA.
Aruanda é mais uma região existente na espiritualidade, é mantida por todos aqueles espíritos que possuem ligações e afinidades com a Umbanda.
É um lugar onde impera a paz, a  alegria, a natureza;  onde os espíritos agem somente com forças naturais, onde é desnecessário a “tecnologia”.
São mestres espirituais que vibram amor, paz, simplicidade e equilíbrio a toda a humanidade.
Em outra oportunidade estaremos escrevendo mais sobre Aruanda e sobre o “CONSELHO DOS ABARÉS”.

Lei  da Afinidade Espiritual

Como perceberam existem infinitas regiões na espiritualidade, todas são criações espirituais, foram geradas e mantidas pelos espíritos que são atraídos a estes campos de força pela AFINIDADE espiritual de cada um.

Não basta desejar ir para determinada região espiritual, é necessário ter afinidade com aquelas vibrações que deram origem aquela estrutura espiritual, ou seja, aquele Campo Estrutural que organiza aquela colônia, ou região espiritual.

Ensinamento de Jesus

Como disse o Mestre “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.” João 14:2

Podemos parafrasear  o ensinamento do mestre Jesus dizendo que existem “infinitas” moradas e que dependem de cada um de nós o lugar para onde iremos.

Este assunto, é mais um dos caminhos abertos pelo estudo do Campo Estrutural, em outro texto iremos desenvolver mais esta questão das diversas  regiões espirituais  existentes.

Campos Mórficos

Para aqueles que desejarem se aprofundar no estudo do Campo Estrutural, como campos de informação e não campos de energia, recomendamos a leitura dos livros do biólogo inglês Rupert  Sheldrake.

“Morfo vem da palavra grega morphe que significa forma. Os campos morfogenéticos são campos de forma; padrões ou estruturas de ordem. Estes campos organizam não só os campos de organismos vivos, mas também de cristais e moléculas. Cada tipo de molécula, cada proteína, por exemplo, tem o seu próprio campo mórfico – a hemoglobina , um campo de insulina, etc. De um mesmo modo cada tipo de cristal, cada tipo de organismo, cada tipo de instinto ou padrão de comportamento tem seu campo mórfico. Estes campos são os que ordenam a natureza. Há muitos tipos de campos porque há muitos tipos de coisas e padrões dentro da natureza…”

Rupert Sheldrake chama estes campos de Campos Morfogenéticos e desenvolve o estudo da ressonância mórfica, naturalmente que é uma visão  “materialista” científica.

Orixás

Continuando a apresentação da doutrina dos Sete Reinos Sagrados outro princípio importante é a existência de espíritos de elevada evolução espiritual, são os primeiros seres criados por Deus.

São os Orixás, os responsáveis pela manutenção das estruturas existentes no universo.

Na visão doutrinária do Núcleo Mata Verde, consideramos os orixás como os primeiros seres espirituais criados por Deus e são os co-criadores do universo; são os responsáveis pelas hierarquias espirituais existentes.

São eles que controlam as vibrações divinas que ordenam a natureza, são os orixás primordiais os “engenheiros siderais”.

É a vibração do orixá que mantém os Campos Estruturais existentes na natureza, aqui estamos falando de tudo aquilo que existe naturalmente, sem a ação do homem.

São as pedras, as plantas, a água, o fogo, o vento etc…

Este assunto é bastante complexo e é estudado em todos os cursos que fazemos no Núcleo Mata Verde, inclusive no curso de TVAD.

 

Axé do Orixá

Aqui quero chamar a atenção que quando manipulamos qualquer elemento existente na natureza estamos também manipulando a “força” do orixá. É o Axé do orixá presente na natureza.

É esta “força do orixá” que mantém os Campos Estruturais naturais, e que todos nós necessitamos para termos saúde e equilíbrio.

Conhecimento

Podemos manipular esta força em benefício das pessoas, desde que se tenha conhecimento e força interior.

O conhecimento pode ser adquirido através dos estudos teóricos, mas a força interior somente na vivência dentro do Templo e através dos anos.

Vamos fazer um resumo do que estudamos até agora:

1)Existem duas realidades no universo: uma espiritual e outra material

2)Na matéria temos a energia, na espiritual a informação e a inteligência

3)Tudo o que existe em nosso universo possui energia e informação

4)A matéria é “organizada” através do campo estrutural, ou seja,é ele que estrutura a energia

5)Todas as estruturas existentes são criações espirituais, na natureza estas estruturas são mantidas pelas vibrações dos orixás.

Conhecimento da Natureza

Como vamos conhecer tudo aquilo que existe na natureza?
Formulando a pergunta de outra forma;  como vamos conhecer e estudar  estas vibrações existentes na natureza, pois a natureza é muito complexa e mais complexa  ainda são as manifestações das vibrações espirituais na natureza.

Doutrina dos Sete Reinos Sagrados

Para isso utilizamos o modelo apresentado pela doutrina dos Sete Reinos Sagrados.

Esta doutrina foi inspirada pelo Caboclo Mata Verde e pelo Exu das Sete Encruzilhadas e tem princípios bem simples que facilitam o estudo por qualquer pessoa.

Planeta Terra

Para conhecermos a ação da força dos Orixás na natureza e no universo, vamos estudar a evolução do nosso planeta, ou seja, a nossa casa.

Aqueles que quiserem se aprofundar neste estudo sugerimos que façam os cursos oferecidos pelo Núcleo Mata Verde.
Aqueles que residem distantes de Santos/SP, poderão estudar pelo módulo de ensino a distância no site www.ead.mataverde.org

Quando estudamos a formação do planeta Terra, verificamos a existência de etapas bem definidas.

Os Sete Reinos Sagrados

Podemos ir dividindo este processo evolutivo em fases e que chamaremos de Reinos.

1)Reino do fogo – É o início, planeta tem alta temperatura, magma.

2)Reino da Terra – planeta esfria, forma  a crosta terrestre,rochas, montanhas.

3)Reino do Ar – formação dos gases, primeira atmosfera

4)Reino da água – aparece na superfície do planeta a água, os primeiros seres vivos.

5)Reino das Matas – as primeiras florestas, e animais

6)Reino da Humanidade – o Homem aparece no planeta

7)Reino das almas – é o mundo espiritual existente no planeta

Uma Lei Universal

São estes sete reinos que dão a base da doutrina seguida pelo Núcleo Mata Verde, eles formam um ciclo de transformações e ações universais.

Cada etapa evolutiva, teve  a ação de inteligências superiores, que chamamos de Orixás.

Hierarquias Espirituais e as Sete Linhas da Umbanda

Cada REINO possui sua hierarquia espiritual, formando as diversas hierarquias espirituais existentes nas várias religiões do planeta e especialmente na umbanda.

São as SETE LINHAS da Umbanda.

Sete Forças Primordiais

Em cada reino existe a manifestação de “forças” que damos os seguintes nomes:

1)Força Tatá Pyatã (força ígnea)

2)Força Yby Pyatã (força telúrica)

3)Força Ybytu Pyatã (força eólica)

4)força Y Pyatã (força hídrica)

5)Força Caá Pyatã (força vegetal e animal)

6)Força Abá Pyatã (força hominal)

7)Força Angá Pyatã (força espiritual)

 

Aula de TVAD

Aula de TVAD

Equilíbrio e Saúde

São estas sete forças primordiais que dão o equilíbrio necessário a tudo aquilo que existe.

Estas forças existem em todos os lugares, são mescladas e combinadas  em diversas proporções.

O desequilíbrio destas sete  forças gera os problemas que conhecemos, sejam de origem mental, emocional, física, social ou espiritual.

São estas forças que iremos manipular no TVAD buscando ajudar aqueles que se encontram em desequilíbrio.

Corpo Humano

Para poder aplicar o TVAD é necessário o conhecimento profundo destas sete vibrações primordiais em todas as suas manifestações naturais, principalmente no que diz respeito ao corpo humano e seus sistemas.

O assunto é vasto e complexo, devido a extensão do texto, continuaremos o estudo do TVAD em outro artigo.

Saravá!

São Vicente, 01/09/2013

Manoel Lopes – Dirigente do Núcleo Mata Verde

Referência:

Campos Mórficos – http://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_morfogen%C3%A9tico

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. katia Regina disse:

    Parabéns, como sempre, são muito valiosos seus ensinamentos e palestras, que muito tem acrescentado no pouquinho que sabia até conhecê-los.Muito obrigada mesmo pela gentileza de continuarem me enviando esses e-mail.DEUS os abençõem.
    Katia Regina.

Provided by orange county short sale specialist