Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos

Hoje teremos mais uma iniciação no Núcleo Mata Verde.

Teremos a iniciação ao 7ºGrau, na vibração de Pai Omulu, na força Angá Pyatã correspondente ao Reino das Almas.

Toda iniciação realizada no Núcleo Mata Verde é sempre um motivo de alegria, pois neste dia celebramos uma conquista, uma vitória de mais um filho/irmão espiritual.

Na Umbanda Iniciatica promovida pelo Núcleo Mata Verde, possuímos sete graus de iniciação, mais as fases de Abá Mirim e Abá Guassu.

São estas, as sete iniciações realizadas pelo abaré:

1ºGrau – Abaré Tatá – Grau do Fogo – cor vermelha – na vibração de Ogum

2ºGrau – Abaré Yby – Grau da Terra – cor marrom – na vibração de Xangô

3ºGrau – Abaré Ybytu – Grau do Ar – cor amarela – na vibração de Iansã

4ºGrau – Abaré Y – Grau da Água – cor azul claro – na vibração de Iemanjá

5ºGrau – Abaré Caá – Grau das Matas – cor verde – na vibração de Oxossi

6ºGrau – Abaré Abá – Grau da Humanidade – na vibração de Oxalá

7ºGrau – Abaré Anga – Grau das Almas – na vibração de Omulu

O caminho iniciático exige muita dedicação, perseverança e superação por parte do iniciado.

A Umbanda é uma escola espiritual e seus adeptos são “alunos” que escolheram nesta encarnação receberem os ensinamentos e orientações  dos mestres de Aruanda.

Nossos mestres são sempre muito generosos, pacientes e sempre estão prontos a estenderem as mãos em nosso auxílio.

É através do estudo, da vivência templária, da interiorização do aprendizado espiritual recebido e principalmente da aplicação deste conhecimento em nossa vida diária que seremos considerados realmente iniciados.

Costumo sempre lembrar aos filhos do Núcleo Mata Verde, que de nada adianta frequentar as reuniões, estudos e ascender aos sete graus iniciaticos, oferecidos na casa, se não realizarmos em nosso interior as mudanças necessárias.

Todos nós, sem exceção, estamos aqui nesta vida porque recebemos a oportunidade de crescermos espiritualmente e devemos aproveitar ao máximo todos os minutos desta encarnação, pois a vida é muita rápida.

Se frequentamos uma casa umbandista é porque viemos de Aruanda e estamos amparados pelo povo de Aruanda, mestres espirituais de altíssima envergadura espiritual e que humildemente se colocam a nossa disposição.

Mas voltemos a falar sobre a iniciação!

“Iniciação (do latim initiatio) é um termo que remete a começo, entrada: iniciar um evento, ação, circunstância ou acontecimento. Também tem um significado de ascensão de um nível (abandonado) de existência para um outro nível superior.

A iniciação também é um tipo de cerimônia em muitas sociedades, na qual é introduzido um novo membro após alguma tarefa ou ritual particular. Normalmente, o ritual de iniciação envolve a condução do novato por um veterano do grupo, e costuma consistir na exposição de novos conhecimentos – inclusive segredos.

Entre os objetivos de alguns tipos de iniciação, destacam-se o aprendizado de valores fundamentais para a vida no nível seguinte (adulto). O iniciado deve aprender a se fortalecer com o isolamento, sobreviver em condições precárias, estar preparado para as dificuldades da vida (por exemplo, muitas iniciações exigem que o iniciado construa a cabana em que ficará isolado durante o ritual), aprender a caçar, pescar, conhecer a fauna e flora etc.” (1)

Durante o processo iniciatico do Núcleo Mata Verde a espiritualidade coloca, no caminho dos neófitos, as provas necessárias para que cada um tenha a oportunidade de viver na  prática os conhecimentos adquiridos durante os sete graus iniciaticos.

Sabemos que nem todos conseguem dominar, seus vícios e suas paixões, e ascender espiritualmente.

Esta ascensão espiritual, esta jornada espiritual, chamamos no Núcleo Mata Verde de Arapé (O Caminho da Luz).

Para exemplificar a dificuldade existente nesta jornada iniciatica, lembramos que na iniciação realizada hoje teremos somente um iniciado de um grupo que teve seu início com onze pessoas.

Como o grande mestre nos ensinou:

“Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.” Mateus 22:14

Saravá!

São Vicente, 22/04/2018

 

Manoel Lopes  – Dirigente do Núcleo Mata Verde

Obs.: Fique a vontade para compartilhar este texto, mas por favor cite a origem.

Referências:

(1) https://pt.wikipedia.org/wiki/Inicia%C3%A7%C3%A3o 

Você pode gostar...

Provided by orange county short sale specialist