Nasce uma Rede

A publicação de hoje, é para deixar registrado aqui no Blog os esforços realizados para a criação da RBU – Rede Brasileira de Umbanda..

Mantivemos a RBU até o ano de 2013, quando por diversos motivos, encerramos a rede.

Ela foi criada em 2006 e estaria completando hoje 14 anos de atividades.

Segue abaixo os comentários que incluímos em nosso livro Umbanda os Sete Reinos Sagrados, e também o primeiro vídeo da TV Saravá Umbanda onde explicamos como funcionava a RBU – Rede Brasileira de Umbanda.

Muita saudades daquela época.

Abraços,

São Vicente, 28/04/2020

Manoel Lopes – Dirigente do Núcleo Mata Verde

—————————————————————————————-

Durante um bom tempo fizemos um trabalho de divulgação da Umbanda na Internet.

Neste período tivemos contato com vários umbandistas, e pudemos conhecer diversos tipos de rituais e pensamentos sobre a Umbanda.

Foi um período muito rico e podemos afirmar que este contato virtual permitiu que muitas pessoas ficassem livres de vários preconceitos sobre a Umbanda, e também possibilitou o surgimento de várias amizades, que em alguns casos permitiram a formação de novos núcleos umbandistas.

A Internet é atualmente o meio de comunicação mais barato e completo que existe, e entendemos que não podemos deixar escapar esta oportunidade, para nos unirmos em prol de uma Umbanda respeitada e admirada pela nossa sociedade.

Em função disto, o Núcleo de Estudos Espirituais Mata Verde – Templo de Umbanda, desenvolveu um sistema chamado de RBU — Rede Brasileira de Umbanda.

É uma rede que só existe através da Internet, e que tem objetivos bem definidos.

Aproveitamos este espaço para convidá-lo a participar da Rede Brasileira de Umbanda.

Segue abaixo o texto da página principal da RBU.

Rede Brasileira de Umbanda

A RBU é a primeira Rede Brasileira de Umbanda, e tem como proposito unir os umbandistas e mudar a imagem que a sociedade possui da Umbanda. Infelizmente alguns grupos que possuem acesso a mídia, têm exercido uma campanha constante no sentido de gerar preconceitos em relação a religião de Umbanda, criando uma imagem totalmente distorcida para a opinião pública. Diante de tal situação e que a RBU nasce, sustentada tecnicamente nos princípios mais modernos das teorias de redes.

Concomitantemente com a campanha difamatória, observamos uma considerável desunião entre os Templos Umbandistas. Se você é dirigente de alguma federação, ordem, conselho, colégio, etc…, faça seu cadastro e divulgue a RBU entre seus associados. A RBU  entende que a força do Movimento Umbandista são os umbandistas, são aquelas pessoas que estão nos Templos de Umbanda espalhados  pelos vários municípios de nosso País.

A RBU não tem Presidente, chefe ou algum comando central, e não aceita qualquer tipo de estrutura hierárquica autoritária; toda a força de rede está justamente na liberdade dos vários núcleos existentes. Todos os núcleos possuem a mesma autoridade e o mesmo valor, trabalhando em conjunto.

A força da Rede Brasileira de Umbanda é a ação conjunta dos umbandistas.

Se você entende que a Umbanda não comporta uma única doutrina!

Se você concorda que a Umbanda possui uma grande variedade de variedade de rituais e que estes rituais devem ser respeitados, sem nenhuma interferência externa!

Se você concorda que nunca existirá um Papa da Umbanda!

Se você sente que precisamos unir as nossas forças, para fazermos nos respeitar como brasileiros e umbandistas!

Se você é Dirigente, Praticante ou simpatizante da Umbanda!

Venha ser mais um voluntário, junte-se a nós.

Manoel Lopes

Fonte: Umbanda os Sete Reinos Sagrados (Ícone Editora/2007, páginas 129/130)

Primeiro programa apresentado na TV Saravá Umbanda, onde tratamos da RBU – Rede Brasileira de Umbanda.

Você pode gostar...

Provided by orange county short sale specialist