Dia vinte e quatro de janeiro realizamos no Núcleo Mata Verde a primeira Gira do ano.

É de praxe encerrarmos os trabalhos de atendimento espiritual uma semana antes do natal e voltarmos a atender em uma data próxima a data de São Sebastião que é vinte de janeiro.

No Núcleo não adotamos o sincretismo santo orixá, mas respeitamos quem segue, prova disso é que sempre realizamos este trabalho em uma data próxima a de São Sebastião, santo católico.

Não possuímos imagens de santos dentro do Núcleo Mata Verde, doutrinariamente orixá transcende o santo católico.

O templo sempre fica lotado neste dia, mas este ano tivemos uma grande surpresa, todos os espaços do Núcleo Mata Verde estavam ocupados.

Além do espaço reservado a assistência dentro do Templo, a sala de entrada e até na escada as pessoas se alojavam para participarem desta homenagem que fizemos a Pai Oxossi e aos Caboclos.



O Núcleo Mata Verde é uma casa de Oxossi e a figura do Caboclo é muito importante dentro da nossa ritualística.

No desenvolvimento mediúnico é o caboclo o responsável pelo processo, o médium iniciante é desenvolvido pelo Caboclo ou pelo Preto Velho, mesmo que existam outras entidades de frente.

Toda a nomenclatura interna do Terreiro é em tupi, e a hierarquia do terreiro segue graus iniciáticos ligados aos sete reinos e que possuem nomes em tupi: Bojá Mirim, Bojá Guassu, Abaré Mirim, Abaré, Abaré Guassu, Morubixaba, Tatá Pyatã, Yby Pyatã, Ybytu Piatã, Y pyatã, Abá Pyatã, Angá Pyatã etc…

Em determinado momento do desenvolvimento mediúnico o médium pode entrar em contato com o Caboclo através de sonhos durante a noite e receber orientações do seu Caboclo. Este processo pode ser diferente de médium para médium, alguns nem sempre apresentam consciência de seus “sonhos”.

É o Caboclo o responsável pelo médium durante todo este processo de desenvolvimento espiritual e também é responsável pela “coroa” espiritual deste médium, é o Caboclo quem comanda todas as entidades espirituais que acompanham determinado médium.

Assim que o médium “está pronto” para trabalhar e atender as consultas e passes, é feito o ritual do Amacy e este médium/caboclo passa a ter o grau de Abaré Mirim.

É portanto o Caboclo a principal entidade espiritual do Núcleo Mata Verde.

O público sempre é atendido pelos Caboclos ou Pretos Velhos, isso não significa que no terreiro não trabalhamos com outras linhas. Existem outras linhas e orixás que atuam no Núcleo Mata Verde: Ogum, Xangô, Iansã, Iemanjá, Bugres, Baianos, Boiadeiros, Cosme e Damião, Exus, Pombas Giras, mas estas linhas dão “passagem” somente nas reuniões reservadas de desenvolvimento mediúnico e sempre atuam na limpeza espiritual e contra as demandas, ficando para os Caboclos e Pretos Velhos os atendimentos, passes e consultas.

A figura do Caboclo é muito importante na Umbanda, embora algumas casas tenham sofrido transformações e inovações, dando muita importância para outras linhas como Ciganos, Exus e Pombas Giras, Malandro etc… muitos Terreiros de Umbanda ainda mantém esta tradição.

Nossa linhagem vem da Tenda Mirim e do Primado de Umbanda que são tradições umbandistas onde o Caboclo tem uma importância muito grande.

Lembramos que a Umbanda foi iniciada por um Caboclo e um Preto Velho – Caboclo das Sete Encruzilhadas e Pai Antônio – que receberam autorização de Aruanda para iniciarem esta nova manifestação espiritual chamada umbanda.

Costumamos dizer que Caboclo e Preto Velho são as duas colunas de sustentação da Umbanda, Terreiro que não tiver linha de Caboclos e de Pretos Velhos, pode ser tudo, mas com certeza, não será uma casa de Umbanda.

No Núcleo Mata Verde o comando espiritual é do Caboclo Mata Verde e todas as demais linhas devem obediência e respeito as suas orientações.

No site www.mataverde.org você poderá ver todas as fotos desta homenagem aos Caboclos.

Salve todos os Caboclos!!!

Saravá Umbanda!

São Vicente, 27/01/2020

Pai Manoel Lopes

http://www.blog.mataverde.org/wp-content/uploads/2020/01/foto11-1024x683.jpghttp://www.blog.mataverde.org/wp-content/uploads/2020/01/foto11-300x300.jpgManoel LopesAtualidadescaboclosDoutrinaFestacaboclos
Dia vinte e quatro de janeiro realizamos no Núcleo Mata Verde a primeira Gira do ano. É de praxe encerrarmos os trabalhos de atendimento espiritual uma semana antes do natal e voltarmos a atender em uma data próxima a data de São Sebastião que é vinte de janeiro. No Núcleo não...