Continuando com nossos estudos sobre a história da Umbanda, vamos agora comentar sobre o Primeiro Congresso Paulista de Umbanda.
Chamamos a atenção para o fato deste Congresso ter uma de suas reuniões realizadas aqui em nossa cidade. (Santos/SP)
Em 1961 realizou-se no estado de São Paulo o Primeiro Congresso Paulista de Umbanda, o Congresso em questão foi realizado no dia 08 de Dezembro, na cidade de Santos/SP e contou com a presença de 12.000 umbandistas vestidos de branco.
O encerramento deste I Congresso Paulista de Umbanda deu-se no dia 10 do mesmo mês de Dezembro, no Ibirapuera, após a realização da sessão plenária efetuada no dia 09, na Rua 24 de Maio, no Salão Nobre da União Brasileira dos Escritores.
Este Congresso foi organizado pelo General Nelson Braga Moreira.

General Nelson Braga Moreira

General Nelson Braga Moreira - J.Umbanda Sagrada 02/2007

Foi nesta ocasião que se organizou o SOUESP (Superior Órgão e Umbanda do Estado e São Paulo) que abarcava várias federações do estado.
Neste mesmo ano ocorre no Rio de Janeiro o 2º Congresso Nacional de Umbanda.

Nesta ocasião havia uma grande necessidade de se codificar a Umbanda e tanto o I como o II Congresso Nacional de Umbanda trataram desta questão.
As federações começaram a surgir em torno da década de 1950 e todas se ocupavam em organizar um culto e uma  liturgia que orientassem os seus filiados, ao mesmo tempo que apresentasse para a sociedade uma religião organizada.

O jornal O Estado de São Paulo (16/06/1961) publicava uma nota sobre o Congresso fazendo alusão a elaboração do “código que orientará a feitura da carta  sinótica da Umbanda”.
O Diário de SãoPaulo (19/11/1961) estampava uma manchete com o título “saravá meu Pai Xangô, Saravá Mamãe Oxum“,descrevendo a sessão assistida pelos reporteres convidados pelo Deputado Estadual do Rio Grande do Sul, Moab Caldas. (fonte: Umbanda Brasileira -Diamantino F.Trindade)

Algumas federações conseguiram o objetivo de codificar ou normatizar sua liturgia: o Primado de Umbanda organizou e codificou toda sua liturgia; Pai Ronaldo Linares, da Federação Umbandista do Grande ABC, criou o primeiro curso de Sacerdotes para a religião em São Paulo, no qual codificou sua liturgia; Jamil Rachid, da União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil, criou seu curso de Casamento e Batismo para normatizá-los.
Reproduzimos abaixo o discurso do General Nelson Braga Moreira, Presidente do Superior Órgão de Umbanda do estado de São Paulo, por ocasião da comemoração do 5º aniversário do Primado de Umbanda do estado de São Paulo.

O ilustre personagem foi o orador oficial desta comemoração, cujo discurso abaixo transcrito demonstra o espírito de compreensão e dedicação a codificação e unificação da umbanda:

Salve o Primado de Umbanda!
Salve todas as Organizações Federativas!
Salve todas as Tendas de Umbanda!
Salve todos os Irmãos umbandistas!

Meus prezados irmãos, novamente tenho o coração transbordante de alegria e felicidade.

Muitas vezes mais, ainda, tal emoção invadirá o meu corpo e atingirá o meu espírito.

Isto porque, reuniões como a que ora presenciamos amiúde passaremos a assistir irmanando os umbandistas sob o feliz pretexto de comemorar datas festivas.

Desta maneira conseguiremos contribuir, efetivamente para o que nos propusemos, desde a primeira hora do Segundo Congresso Umbandista Nacional, apoiado e corroborado por São Paulo, através do seu Primeiro Congresso realizado em Dezembro de 1961 – A UNIFICAÇÃO DA UMBANDA!

Alcançado este anseio que, para nós é de capital importância, teremos derrubado o maior obstáculo a codificação que, conseguida, proporcionará a nossa querida Umbanda, o direito de ser considerada e colocada no lugar que lhe compete no conceito das demais religiões.
Deixaremos de ser olhados como um aglomerado para verdadeiramente constituir-nos em um corpo solidamente organizado, sem fendas, por onde possam penetrar maledicências corrosivas à moral, à fé e ao amor que dedicamos ao nosso Culto.
Congratulando-me pela oportunidade a mim proporcionada pelo nosso irmão Félix Nascente Pinto, Digníssimo Presidente do Primado de Umbanda que nesta data completa o seu 5° aniversário de profícua ação no seio da Comunidade Umbandista de São Paulo, formulo em meu nome, no Superior Órgão de Umbanda do Estado de São Paulo, que tenho a honra de, presidir e do qual é o irmão Félix membro ativo, bem assim, em nome da congregação Umbandista e no da Tenda Espírita de Umbanda  Mensageiros, formulo disse, os agradecimentos do convite que nos enviou assegurando na pessoa do seu Presidente felicidade, continuidade proficiente e honesta ao Primado e a todos os seus membros e colaboradores.

Solicito de coração a Zambi, que esparja sobre o Primado, manancial de luzes e esclarecimentos, cada vez maiores, para que continue a transmitir ensinamentos de fé cristã, de amor ao próximo e de humildade diante de Deus.

Que o Primado de Umbanda se constitua, unindo às demais organizações federativas, verdadeiro Baluarte na defesa, intransigente, do direito, da justiça, do respeito e do amor ao nosso Culto.

Ao terminar desejo, Oh! Pai Oxalá! Humildemente, dirigir-te um pedido que do meu coração antes o fizera à nossa adorável Mãe Yemanjá, quando das festividades comemorativas do seu glorioso dia 15 de agosto passado …
Pai!
Ajuda-nos no que pretendemos para firmação da nossa Fé:

Concede-nos forças, coragem e energia para enfrentarmos com resignação, as vicissitudes da vida material; permita-nos conseguir meios para auxiliar aos que sofrem; que os Teus emissários de luz, venham em socorro desta humanidade, ingrata e sofredora, dando-nos a oportunidade de recuperação cristã;

Que os responsáveis pela direção dos povos, sejam inspirados em Teus divinos princípios, a fim de que não seja esquecido o Teu fundamental mandamento: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”;

Que o bálsamo da Tua proteção, seja sobre todos nós derramado, para que nunca nos falte o pão, a paz, a harmonia e a fé; e lança finalmente sobre toda a humanidade e sobre todos nós aqui presentes a tua sacrossanta e Divina benção!

SALVE A NOSSA UMBANDA!

São Paulo,19 de Setembro 1965.

Nelson Braga Moreira.

Texto extraído da revista ” Acontecimentos … de Umbanda – Ano 1 – Nº 1 – Novembro de 1965.

Obs.:Foto do General Nelson Braga Moreira – JornaldeUmbanda Sagrada – ano VI – nº82

Bibliografia:

Umbanda e sua História – Diamantino e Trindade – Ed.Ícone
Umbanda Brasileira – Um Século de História – Diamantino Fernandes Trindade – Ed. Ícone
História da Umbanda – Uma religião brasileira – Alexandre Cumino – Ed. Madras

Manoel LopesDoutrina
Continuando com nossos estudos sobre a história da Umbanda, vamos agora comentar sobre o Primeiro Congresso Paulista de Umbanda. Chamamos a atenção para o fato deste Congresso ter uma de suas reuniões realizadas aqui em nossa cidade. (Santos/SP) Em 1961 realizou-se no estado de São Paulo o Primeiro Congresso Paulista de...