Os Elementais e o fogo da morte

Elementais e o fogo da morte

normal_fogo

Continuando com a série de estudos sobre elementais,  iremos abordar mais um assunto ligado aos elementais do reino do fogo.

Já vimos nos textos anteriores que existem diferenças entre ELEMENTAIS e ELEMENTARES  e que estamos procurando esclarecer o que são os ELEMENTAIS,os primeiros seres da criação e ligados aos primeiros quatro reinos primordiais.

É importante deixar bem claro, que nossos estudos são hipóteses, inspiradas pelos mentores do Núcleo Mata Verde, e que tem como princípio a doutrina umbandista seguida em nossa casa.

Não pretendemos de forma alguma dar a palavra final sobre este assunto, muito pelo contrário, convidamos a todos os umbandistas a participarem destes estudos contribuindo no amadurecimento desta ciência umbandista.

Os sete elementais participantes do reino do fogo ainda não foram “batizados”, ou seja, não possuem nomes.
Salamandras, Silfos, Fadas Gnomos se adaptam melhor ao conceito de ELEMENTARES.

Por enquanto estamos trabalhando com uma nomenclatura simples e racional, obtida através da matriz numérica, que foi apresentada nos textos anteriores e que aguardam para serem “batizados”.

São eles: M11, M12, M13, M14, M15, M16 e M17

Definindo cada um deles:

M11 => Elemental do Reino do Fogo que atua no reino do fogo. É um Elemental que atua diretamente na hierarquia de Ogum

M12 => Elemental do Reino do Fogo que atua no Reino da Terra. É um Elemental que tem ressonância nas vibrações dos Orixá Ogum e Xangô.

M13 => Elemental do Reino do Fogo que atua no Reino do Ar. É um Elemental que tem ressonância nas vibrações dos Orixás Ogum e Iansã.

M14 => Elemental do Reino do Fogo que atua no Reino da Água. É um Elemental que tem ressonância nas vibrações dos Orixás Ogum e Iemanjá.

M15 => Elemental do Reino do Fogo que atua no Reino das Matas. É um Elemental que tem ressonância nas vibrações dos Orixás Ogum e Oxossi.

M16 => Elemental do Reino do Fogo que atua no Reino da Humanidade. É um Elemental que tem ressonância nas vibrações dos Orixás Ogum e Oxalá.

M17 => Elemental do Reino do Fogo que atua no Reino das Almas. É um Elemental que tem ressonância nas vibrações dos Orixás Ogum e Omulu.

Cada um destes elementais tem uma série de qualidades e características, conforme o reino de origem e o reino de atuação.

Sua manifestação, tanto no universo material como no espiritual (Aiyê e Orum),  é muito rica e variável.

Conforme o titulo deste texto – Os Elementais e o fogo da morte, iremos apresentar ao leitor uma manifestação de um Elemental ligado ao fogo e a morte.

Este texto tem o intuito de atiçar a mente do espiritualista (Umbandista) e ao mesmo tempo ir desvendando este mundo dos elementais, que para muitos ainda é desconhecido.

Para transitarmos neste mundo desconhecido, estamos nos guiando pelo mapa que já foi apresentado nos outros artigos que publicamos aqui no Blog,

Este Mapa é a Doutrina Umbandista dos Sete Reinos Sagrados.

Se você ainda não conhece a doutrina Umbandista dos Sete Reinos Sagrados, recomendamos que comece seus estudos no portal de ensino a distância do Núcleo Mata Verde, no link www.ead.mataverde.org  ou venha participar gratuitamente dos nossos cursos presenciais.

Hoje vamos entrar em dois reinos que estão intimamente ligados ao FOGO e a MORTE.

Quais são estes Reinos?

O fogo esta vinculado ao reino que estamos estudando, que é o Reino do Fogo regido pelo Orixá Ogum.

A morte pertence ao último reino, o sétimo reino.

O último Reino é o Reino das Almas regido pelo Orixá Omulu.

Omolu, na África, é considerado junto à sua mãe Nanã, o Orixá da morte.
Se não é aquele que faz a transição do espírito que desencarnou, é o responsável pela morte dos enfermos.

Em época de várias mortes com a varíola, foi responsabilizado pela morte de milhões de pessoas, sendo conhecido como o Orixá (ou FAUZER) da varíola.

É considerado o responsável pela passagem dos espíritos do plano material para o espiritual. Seus filhos são sérios, quietos, calados, alegres de vez em quando, ingênuos, porém espertos e observadores e um tanto teimoso.

Seus filhos agem como pessoas muito idosas, são lentos e tem hábitos de pessoas muito velhas.

Seus filhos também têm muitos problemas de saúde.
Mas assim como Omolu pode trazer a doença, ele também a leva.
Os devotos lhe atribuem curas milagrosas… (1)

Na doutrina umbandista dos sete reinos sagrados, Omulu é o responsável pelo último reino.
É para este reino que todos caminhamos, a cor deste reino é o PRETO.
São muitas as qualidades deste reino, mas em nosso texto destacamos duas: A VELHICE e a MORTE.
Quando falamos em morte falamos em decomposição, em apodrecimento de todos os elementos materiais e não somente do corpo humano etc…

Este é o reino dos velhos… e aí incluímos a linha dos Pretos Velhos e de todas as entidades espirituais que trabalham na umbanda e se apresentam como velhos.

Também é o reino de todas as entidades espirituais que trabalham com as Almas e na Calunga, seja na pequena ou na grande.

Agora que já fizemos uma breve apresentação do sétimo reino, fica fácil a identificação do Elemental que atua nestas duas vibrações.

É o Elemental M17 .

M17 => Elemental do Reino do Fogo que atua no Reino das Almas.

É um Elemental que tem ressonância nas vibrações dos Orixás Ogum e Omulu.

Sua atuação é enorme, tanto no físico como no espiritual, mas vamos apresentar uma manifestação bem simples, mas que irá ajudar a ir conhecendo melhor este mundo dos  Elementais.

O fogo gerado pela morte.

Estamos falando do  “IGNIS FATUUS” ou Fogo Fátuo.

Fogo-fátuo (ignis fatuus em latim), também chamado de Fogo tolo ou, no interior do Brasil, Fogo corredor ou João-galafoice, é uma luz azulada que pode ser avistada em cemitérios, pântanos, brejos etc. (2)

A ciência ensina que é a inflamação espontânea do gás dos pântanos (metano), resultante da decomposição de seres vivos: plantas e animais típicos do ambiente.

Muitas pessoas que avistam o fenômeno tendem a evacuar o local rapidamente, o que, devido ao deslocamento do ar, faz com que o fogo fátuo mova-se na mesma direção da pessoa.

Tal fato leva muitos a acreditar que o fenômeno se trata de um evento sobrenatural, tais como espíritos, fantasmas, dentre outros.

Os fogos fátuos deram origem a muitas superstições populares.

Acredita-se que sejam espíritos diabólicos que molestam ou fazem extraviarem-se os viajantes ou afastar alguém que tenta se aproximar.

Há quem os consideram como presságios de morte ou desgraças.

Algumas populações da África, inclusive no sul de Moçambique, enterram os seus mortos, de propósito, a poucos centímetros de profundidade, para verem o fogo fátuo, que seria o espírito do morto que sai do corpo.

O fogo-fátuo chegou a ser descrito, ainda em 1560, pelo jesuíta português José de Anchieta: “Junto do mar e dos rios, não se vê outra coisa senão o boitatá, o facho cintilante de fogo que rapidamente acomete os índios e mata-os.”

Boitatá é um termo tupi-guarani, o mesmo que Baitatá, Biatatá, Bitatá e Batatão, usado para designar, em todo o Brasil, o fenômeno do fogo-fátuo e deste derivando algumas entidades míticas, um dos primeiros registrados no país. (3)

O termo mais difundido é boitatá. O termo seria a junção das palavras tupis boi e tatá, significando cobra e fogo.

Significa, assim, cobra de fogo, fogo da cobra, em forma de cobra ou coisa de fogo…

Portanto Ignis Fatuus e o Boitatá seriam manifestações materiais dos elementais M17.

Finalizando lembramos que esta sub-hierarquia que pertence o Elemental M17  de Ogum/Omulu é regida por Ogum Megê que é o Ogum que trabalha na linha das Almas e comanda a energia de Ogum dentro da Calunga Pequena.
Mas isso é assunto para outro texto, onde iremos apresentar todas as linhas, falanges e entre-cruzamentos energéticos.

 

Abraços,

 

São Vicente, 16/02/2013

 

Manoel Lopes – Dirigente do Núcleo Mata Verde

Obs.: ESTE TEXTO PODE SER REPRODUZIDO, DESDE QUE SEJA NA ÍNTEGRA E QUE SEJA CITADA SUA ORIGEM

Registre seu comentário, suas sugestões e críticas!

Referencias:

(1) Omulu – http://pt.wikipedia.org/wiki/Omolu

(2) Fogo Fátuo – http://pt.wikipedia.org/wiki/Fogo-f%C3%A1tuo

(3) Boitatá – http://pt.wikipedia.org/wiki/Boitat%C3%A1



Provided by orange county short sale specialist