O espírito, a consciência e os sete reinos sagrados

Aqueles que acompanham nossos estudos já conhecem o processo evolutivo através dos sete reinos sagrados, que chamamos no Núcleo Mata Verde de Arapé (O caminho da Luz).

Neste texto estaremos aprofundando nossos conhecimentos e esclarecendo alguns pormenores sobre o processo evolutivo do espírito.

Aqueles que ainda não conhecem a doutrina dos sete reinos sagrados, sugerimos que procurem fazer os cursos oferecidos pelo Núcleo Mata Verde; especialmente para aqueles irmãos que residem distantes de Santos/SP encontra-se disponível o módulo de ensino a distância – www.ead.mataverde.org  .

O espírito no momento de sua criação ainda não possui suas qualidades totalmente desenvolvidas e nesta fase inicial é chamado de MÔNADA ESPIRITUAL.

Durante sua caminhada evolutiva a mônada espiritual passa por quatro fases conhecidas como: ELEMENTAL, ELEMENTAR, ESPIRITUAL E ANGELICAL.

Recomendamos a leitura do texto “As quatro fases evolutivas e os sete reinos sagrados”  http://www.blog.mataverde.org/archives/1395 .

A mônada espiritual possui em seu íntimo, no momento de sua criação, todas as qualidades e capacidades divinas, mas que se encontram em estado latente.

Para que a mônada possa desenvolver estas qualidades ela passa a atuar sobre a matéria, através do CAMPO ESTRUTURAL.

O campo estrutural é definido na doutrina umbandista dos sete reinos sagrados, como um campo organizador da matéria.

Tudo o que conhecemos em nosso mundo material (energético) possui um campo organizador, também conhecido como CAMPO MORFOGENETICO que é alimentado pelas vibrações da(s) mônada(s).

Logo no momento de sua criação, a mônada se vincula a forças espirituais e campos estruturais, e passa a atuar sobre a matéria.

Lembramos que tanto a mônada espiritual  assim como o campo estrutural existem na dimensão espiritual ou no ORUN.

O Campo Estrutural por suas características é o elo entre a MATÉRIA e o ESPÍRITO.

Na imagem abaixo podemos visualizar esta organização básica da matéria.

estrutura da materia

A mônada inicia sua jornada evolutiva pelo primeiro reino, que é o reino do Fogo, seguindo pelos reinos da Terra, do Ar e da Água.

Nesta fase é denominada de ELEMENTAL.

Ao chegar no reino das matas, a mônada passa a atuar individualmente sobre as estruturas e recebe a denominação de ELEMENTAR, até atingir o reino da humanidade onde é  chamada finalmente de ESPÍRITO.

Na etapa final de seu processo evolutivo a mônada já EVOLUIDA, se liberta da matéria e passa atuar no sétimo e último reino, o Reino das Almas.

É no Reino das Almas que a Mônada, já liberta da matéria,  atinge seu ápice evolutivo e passa a atuar nas estruturas espirituais existentes no universo.

Esta fase é denominada de estado ANGELICAL.

Hoje queremos abordar a fase evolutiva que vai do estado ELEMENTAR até a fase ESPIRITUAL, onde todos nós se encontramos atualmente.

Observe a imagem abaixo:

 

consciencia

A imagem mostra a mesma estrutura que foi esquematizada na imagem anterior, somente apresenta maiores detalhes que iremos descrever em seguida.

Observe que a estrutura básica MÔNADA ESPIRITUAL, CAMPO ESTRUTURAL (CORPO ESPIRITUAL) E O CORPO MATERIAL continuam representados acima.

O campo estrutural ou campo mórfico é também chamado na doutrina dos sete reinos sagrados de CORPO ESPIRITUAL, ou PERISPIRITO como é conhecido pelos espíritas.

Mas na imagem acima incluímos outro item que é a CONSCIÊNCIA.

A consciência neste modelo gráfico se encontra entre a mônada espiritual e o corpo espiritual, significando que a consciência também é de natureza extra-física.

A consciência se desenvolve mediante a ação da mônada espiritual sobre a matéria, mas ela não é material e sim de natureza espiritual.

Sua existência se dá na dimensão espiritual, no ORUN.

A consciência é o que você é nesta vida e se altera em cada uma das suas encarnações, irá depender do meio social, do sexo, da época, da educação, dos recursos financeiros, das relações sociais, dos compromissos de vidas anteriores, da cultura recebida durante a encarnação etc…

A consciência possui uma memória, que denominamos de memória temporária, ela tem em sua memória os acontecimentos que vivenciou na encarnação presente, e raramente consegue acessar a memória permanente que reside na sua essência espiritual (Mônada Espiritual) onde é mantida toda a informação sobre seu passado evolutivo.

Podemos afirmar que grande parte da sua natureza foi desenvolvida mediante as informações recebidas pelos cinco órgãos do sentido, restando uma pequena parcela de informações que foram recebidas da mônada espiritual e que fazem parte do seu passado espiritual em todas as demais encarnações.

Podemos dizer que no dia a dia somos a nossa consciência e como vivemos muito apegados aos sentidos da matéria raramente conseguimos acessar a nossa essência espiritual que possui conhecimento e qualidades maravilhosas.

Para facilitar o entendimento elaboramos outra imagem que simplifica este assunto:

 

estrutura_circular

Todos nós possuímos uma essência espiritual que possui uma memória onde está guardada todas as nossas encarnações, vivências e conhecimentos adquiridos em outras vidas.

Esta essência também possui, ainda em estado latente, qualidades maravilhosas que ainda não conseguimos desenvolver.

Cada um de nós tem a possibilidade de acessar esta fonte maravilhosa de informações e poder, basta buscar este universo interior.

Infelizmente a consciência, por ser fruto de cada vida material, é a fonte de muitos  sofrimentos e doenças.

É uma ilusão, pois em cada uma de nossas vidas ela assume características e qualidades diferentes.

Em outro texto continuaremos a desenvolver este assunto.

Abraços,

 

São Vicente, 09/03/2015

 

Manoel Lopes

 

Obs.: Participe, registre seus comentários, criticas e sugestões.



Provided by orange county short sale specialist