O Núcleo Mata Verde convida todos os seus amigos umbandistas para participarem da Festa das Crianças, que este ano será realizada dia 27/09/2019.

A linha das Crianças é conhecida por muitos nomes, tais como, Ibejada, linha dos Erês, Linhas das Crianças, Cosme e Damião etc…

No Núcleo chamamos por Linha das Crianças, embora os espíritos que se manifestam, sejam seres iluminados, espíritos centenários que possuem muito conhecimento e domínio sobre as forças espirituais.

Costumo dizer que todas estas nomenclaturas, não identificam com clareza a qualidade espiritual desta linha.

Embora todo Umbandista conheça esta linha, pois é cultuada em todos os Terreiros de Umbanda, sejam eles de diferentes escolas ou doutrinas, algumas pessoas que começam a frequentar a umbanda, advindas de outras religiões, podem ficar em dúvida quanto a natureza desta linha.

Me lembro de alguns espíritas, que pensavam se tratar de espíritos de crianças recém desencarnadas e que estavam sofrendo, presas a matéria e que necessitavam seguir adiante sua jornada espiritual, então levavam doces para amenizar o sofrimento e a dor destas crianças.

Infelizmente ainda hoje muitas pessoas continuam a pensar assim.

Também chamamos de “Erês”, termo oriundo do culto de Nação, e que designa um estado de consciência do iniciado, e que costuma ficar neste estado de “criança” durante vários dias aprendendo coisas fundamentais do candomblé. É um estado de consciência que ocorre instantaneamente após o transe do Orixá.

Acredito que não é de forma alguma a incorporação de um espírito de criança, como entendemos na Umbanda.

O termo Ibejada, também muito utilizado para identificar esta linha, se refere ao culto do Orixá Ibeji, os orixás gêmeos. Neste caso estamos falando de culto a Orixá e não de espírito (egum) que se manifesta em um médium.

No Núcleo Mata Verde, cultuamos nove orixás, mas não cultuamos o orixá Ibeji ou Vunji como é conhecido em Angola.

Embora não cultuemos o orixá Ibeji, trabalhamos com a linha das crianças, onde espíritos se manifestam como crianças.

Também são chamados de linha de Cosme e Damião.

Ao falarmos de Cosme e Damião, estamos falando sobre os santos católicos, que eram gêmeos e viveram nos anos 300 d.C , sua relação com a Umbanda chegou através do sincretismo com o orixá Ibeji, exatamente por serem gêmeos.

Então falar em uma linha dos santos Cosme e Damião, também não é a forma mais exata de identificar estes espíritos.

Todos os umbandistas sabem que a linha das crianças, é muito poderosa, possuem uma força espiritual diferenciada, que conhecem os segredos da magia e em algumas situações somente eles conseguem destruir certos trabalhos negativos.

Também são seres de muita luz espiritual, muita pureza, alegria.

São seres espirituais que onde chegam levam alegria, amor e pureza espiritual, para se manifestarem em nosso plano espiritual, somente utilizando uma “roupagem fluídica” de criança, pois é a que se identifica melhor com suas vibrações.

Só como reflexão: Trabalho há exatamente quarenta e três anos com um espírito que se identifica como Marquinhos e tem quatro aninhos. O tempo passou, eu envelheci, e ele continua exatamente com os quatro anos (nem uma semana a mais), pois sua “aparência” é somente uma “roupa espiritual” para poder trabalhar e auxiliar aos necessitados.

São trabalhadores umbandistas, enviados de Aruanda para nos auxiliarem.

É difícil de entender? Não se preocupe, o importante é poder estar junto a eles neste dia de muita alegria, fé e força espiritual.

Venha compartilhar este Axé, com agente!

Muita Luz, Alegria e Amor a todos!

Pai Manoel Lopes – 25/09/2019

http://www.blog.mataverde.org/wp-content/uploads/2019/09/COSME2019-1024x680.jpghttp://www.blog.mataverde.org/wp-content/uploads/2019/09/COSME2019-300x300.jpgManoel LopesDoutrinaFestafesta de cosme e damiãolinha das crianças
O Núcleo Mata Verde convida todos os seus amigos umbandistas para participarem da Festa das Crianças, que este ano será realizada dia 27/09/2019. A linha das Crianças é conhecida por muitos nomes, tais como, Ibejada, linha dos Erês, Linhas das Crianças, Cosme e Damião etc... No Núcleo chamamos por Linha das...